Sejam bem vindos ao mundo da Fìsica!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tomar banho depois de comer faz mal?



Seguindo a mesma linha de raciocínio para não perdermos o fio da resistência, digo, da meada... Bom, se realmente faz bem ou não isso depende da temperatura da água e da quantidade de comida ingerida.

Isso mesmo! Se a água estiver muito quente podemos ter problemas para digerir a comida, pois, depois de uma refeição, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão. Ao entrar em contato com água muito quente, parte desse sangue que irrigava a região abdominal, desvia para a pele. Isso porque os vasos sanguíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar o organismo. Assim, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. Como consequência disso, o alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. E quanto mais comida ingerimos, mais demorada é a digestão! Pelas mesmas razões não é aconselhada o uso da sauna.

Já a água fria não traz tantos problemas de digestão como banho quente, apesar de ser uma atitude que também atrapalhe na digestão. O maior problema do banho frio seria, se a pessoa decide nadar depois de comer: o exercício físico faz com que o nosso sangue se dirija mais para os músculos do que a água quente do banho trazendo graves consequências para o organismo. Sem contar que a água fria faz com que você troque calor mais rápido e com isso aumente a circulação sanguínea que é um dos reguladores de temperatura do nosso corpo.

2 comentários:

Nathan disse...

Olá! Pesquisei em alguns livros que poderíamos até desmaiar caso estivesse de estomago cheio e depois tomasse banho ou nadasse. Isso poderia ser causado pelo não funcionamento correto do sistema nervoso simpático e parassimpático? Pois se for o caso, não seria tão prejudicial. O sujeito no máximo desmaiaria até que se organize o sistema cerebral (talvez demore poucos minutos pelo que andei pesquisando), e depois voltaria a sua atividade normal não havendo tempo suficiente para as bactérias causarem uma fermentação danosa. (Desconsidere o caso em que o sujeito afogara caso esteja em um rio ou piscina).

Pedro Cornélio disse...

O fato é que o desmaio em um banho não é muito agradável, pois pode acarretar em vários problemas como:
- o fato que você mencionou a respeito da pessoa se afogar;
- ficar desacordado por alguns instantes sempre afeta o emocional da pessoa, principalmente se ela não se lembrar de alguns segundos antes dela desmaiar;
- esse desmaio poder provocar vários outros problemas no sistema nervoso da pessoa, pois essa organização do sistema nervoso pode levar mais tempo do que realmente alguém pode aguentar, deixando algumas sequelas através do processo.

Por tanto, pode parecer interessante o banho após o almoço, mas vale a pena pensar um pouco em relação à isso. As consequências não podem ser la muito boas!